NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO
R: Nesse
nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafias:
silábica (sílaba é o som produzido por uma só emissão de voz) e
alfabética (análise fonética e/ ou análise dos fonemas, que são os
elementos sonoros da linguagem e têm nas letras o seu correspondente). A
criança escreve parte da palavra aplicando a hipótese silábica, de que
para se escrever uma sílaba é necessário apenas uma letra. Costuma usar
somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para
eles em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes
numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível”. Nesse
nível, a criança já começa a acrescentar letras na primeira sílaba.
Exemplo: TIAGO, escreveu-se TIAO
CAVALO, escreveu-se KVAO
Este
tipo de escrita tem sido considerado tradicionalmente como “omissão de
letras”. E verdade que do ponto de vista da escrita adulta convencional,
faltam algumas letras, mas do ponto de vista do sujeito em
desenvolvimento ”a criança”, este tipo de escrita é “acréscimo de
letras”, porque está introduzindo mais letras que a sua análise silábica
previa.
O
período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios
a serem abandonados e os esquemas futuros que virão ser construídos.
Começam então, a descobrir que a sílaba pode ser escrita com uma, duas,
três ou mais letras, que o som não garante a identidade de letras, nem a
identidade de letras a de sons, partindo assim para o nível alfabético.
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